Welcome to ISQua Login | Register | Contact Us

Indicadores de segurança do paciente com Professora Carla Gouvêa

Patient Safety Indicators Professor with Professor Carla Gouvêa

Data: julho de 2014

Oradora: Professora Carla Gouvêa, Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Presenter:
 Professor Carla Gouvêa, Institute of Social Medicine, State University of Rio de Janeiro




Sobre o Webinário 
About the Webinar

Várias estratégias vêm sendo adotadas em diferentes países para garantir cuidados de saúde mais seguros. Dentre estas estratégias destaca-se a criação de programas para o monitoramento da qualidade e segurança com base em indicadores. Este webinar discute as principais características dos indicadores de qualidade, e as características específicas dos indicadores utilizados para monitorar a segurança do paciente.

Several strategies have been adopted in different countries to ensure safer healthcare. Among these strategies highlight the creation of programs for monitoring the quality and safety based on indicators. This webinar discusses the main features of quality indicators, and specific characteristics of the indicators used to monitor patient safety.

Sobre o Oradora 
About the Presenter

Professora Carla Gouvêa graduada em Medicina, Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública. Médica da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Professora do Curso de Especialização em Gestão de Saúde do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora da disciplina de Avaliação e Qualidade em Saúde. Colaboradora do Portal Proqualis. Atuou em diferentes posições de trabalho no Consórcio Brasileiro de Acreditação. Tem experiência na área de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade do cuidado e segurança do paciente, acreditação de serviços e sistemas de saúde, gestão e informações em saúde.

Professor Carla Gouvêa graduated in Medicine, Master and PhD in Public Health by the Brazilian National School of Public Health. Medical Doctor of the Rio de Janeiro Municipal Secretariat of Health. Professor at the MBA in Healthcare Management from the Institute of Social Medicine, State University of Rio de Janeiro. Coordinator of the Healthcare Quality Assessment discipline. Collaborator of Proqualis Portal. She served in various job positions in the Brazilian Consortium of Accreditation. She has experience in public health area, working mainly on the following themes: quality of care and patient safety; accreditation of health services and systems; healthcare management; and healthcare information.


 

Apresentação em PowerPoint
PowerPoint Presentation

ISQua_juhlo 2014_Carla Gouvea




Perguntas aos bolseiros
Fellowship Questions

Estas questões são obrigatórias para os bolseiros.  Selecione a resposta correta para cada uma das questões de escolha múltipla apresentadas e submeta a resposta para obter os seus créditos.

1: Assinale a afirmativa correta:


 a.  O grau de excelência de um indicador é expressa pela sua validade, ou seja, sua capacidade de reproduzir os mesmos resultados quando aplicado em condições similares.
b.  O numerador de uma proporção é um subconjunto do denominador.
c.  A especificidade de um indicador reflete sua capacidade de detectar o fenômeno analisado
d.  O uso de indicadores de estrutura requer a elaboração de ajustes de risco, necessários para garantir análises e comparações mais fidedignas.

2: A Organização Mundial de Saúde (OMS) propõe métodos de avaliação de incidentes, para ambientes hospitalares onde os dados disponíveis são de baixa qualidade. São eles: 

a.  Indicadores de estrutura,processo e resultados; revisão de prontuários/ processos clínicos; e Entrevistas com a equipe de profissionais de saúde.
b.  Identificação de eventos adversos registrados nos diagnósticos secundários de internações; grupos nominais; e entrevistas com profissionais.
c.  Revisão retrospectiva de prontuários/ processos clínicos; Observação direta; Revisão de prontuários/ processos clínicos abertos; Entrevistas com a equipe de profissionais de saúde; e Grupos nominais.
d.  Implantação de sistemas de notificação de incidentes; e monitoramento de indicadores de segurança do paciente desenvolvidos pela Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ) dos EUA.

3: Assinale a afirmativa correta:

a.  Indicadores de processo medem atributos dos setores onde os cuidados são prestados, o que inclui os recursos físicos, humanos, materiais e financeiros.
b. O uso de indicadores de estrutura requer a elaboração de ajustes de risco, necessários para garantir análises e comparações mais fidedignas.
c.  Um indicador é uma medida absoluta do bom desempenho de uma organização de saúde. 
d.  Um incidente relacionado à segurança do paciente é um evento ou circunstância que poderia ter
resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente.